Conta Individual:
Atualização dos dados pessoais
Inscrição individual em eventos
Cadastro de acompanhantes
Pagamento de mensalidade
Consulta de atas do clube
Recuperação via quiz
Essencial para bebês recém-nascidos e prematuros, leite materno ajuda a reduzir a mortalidade infantil
Na última semana, a Fundação Rotária* Internacional aprovou o subsídio global para o projeto do Banco de Leite do Hospital Trabalhador. A meta é suprir a demanda da maternidade e em especial da UTI Neonatal, que atende pacientes de Curitiba e região metropolitana exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Liderado pelo Rotary Club de Curitiba, o projeto conta com o apoio do Rotary Club Curitiba Rebouças e parceria internacional do Rotary Club de Paradise, integrante do Distrito 5160**.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os bebês devem receber somente o leite materno durante os primeiros 6 meses de vida e de forma complementar até os 2 anos de idade ou mais. As propriedades do leite materno variam conforme o bebê cresce, e podem ser separadas em três categorias: colostro, que é produzido nos primeiros dias após o parto; de transição; e, por fim, maduro, o mais calórico de todos. A amamentação é capaz de reduzir a mortalidade infantil por doenças comuns na infância, ajudando também na recuperação e aumento da imunidade. “O leite materno é essencial para os bebês, principalmente prematuros e recém-nascidos. Diminui a incidência de alergias, melhora a imunidade, entre outros efeitos positivos”, explica Chang Chain, idealizadora do projeto e associada do Rotary Club de Curitiba.
Iniciativas como Bancos de Leite Humano (BLH) atuam na conscientização e promoção da importância do leite materno, coleta de doações e distribuição de leite humano seguindo padrões estritos de qualidade. O objetivo é contribuir com a diminuição da mortalidade infantil e garantir a saúde de bebês recém-nascidos e prematuros. De acordo com Chang, a demanda por leite materno no Hospital do Trabalhador aumentou desde que a instituição inaugurou uma ala incluindo uma UTI Infantil. Foi neste momento em que o clube começou a elaborar o projeto de subsídio global, inspirado em uma iniciativa similar, implantada por um Rotary Club de Pato Branco. Cerca de 250 a 300 bebês internados na UTI neonatal devem ser atendidos por ano com o banco de leite, além do potencial de estender o projeto para atender também a comunidade externa.
Aprovado pela Fundação Rotária Internacional, agora o projeto Banco de Leite do Hospital do Trabalhador segue para as próximas fases. Chang relata que serão realizados planejamentos para a implantação dos equipamentos junto com a equipe do hospital, que será responsável pelo treinamento dos funcionários que trabalharão no banco de leite. “A aprovação [do banco de leite] foi uma grande alegria, porque já faz três anos que começamos a elaborar essa iniciativa. E o projeto não acaba quando os equipamentos forem entregues, vamos acompanhar os resultados também. Acredito que é algo grande para Curitiba e conscientizar sobre o leite materno é sempre importante, principalmente estimular as mães a amamentarem e a doar para os bancos de leite”, afirma Chang.
Com orçamento estimado em torno de 40 mil dólares, o projeto é resultado do trabalho executado pela equipe distrital da Fundação Rotária e de Consultores Técnicos da Fundação Rotária (CADRE)***, além da parceria internacional entre Rotary Clubs do Distrito 4730**** - clube de Curitiba, apoiado pelo clube Rebouças - e do Distrito 5160 - clube de Paradise, Estados Unidos. O emparceiramento desse subsídio aconteceu com o apoio da Governadora Distrital Anaides Orth e do Governador do Distrito 4630, Antônio Carlos Cardoso. “O projeto do Banco de Leite do Hospital do Trabalhador é muito ligado à área de enfoque da saúde materno-infantil, para ajudar na nutrição dos bebês, em especial dos bebês prematuros. Agradeço a participação de todos os envolvidos: as equipes da Fundação Rotária e CADRE, os clubes de Rotary e o Governador Antônio”, agradece a Governadora Anaides Orth.
________________
* A Fundação Rotária (TRF) é o braço filantrópico do Rotary, criado para fins humanitários e educacionais, que lidera esforços de acabar com a pólio e promover a paz. Rotarianos e amigos do Rotary apoiam o trabalho da Fundação através de contribuições voluntárias. A Fundação trabalha para acabar com a pólio, financia projetos através de subsídios e assume outras iniciativas globais.
** O Distrito 5160 é formado pela região Central-Norte da Califórnia, desde a cidade de San Ramon até a cidade de Weed.
*** A Equipe de Consultores Técnicos da Fundação Rotária (Cadre) é formada por rotarianos voluntários que fornecem orientação e aconselhamento técnico aos envolvidos em projetos financiados por subsídios em todo o mundo.
**** O Distrito 4730 é composto pela região de Curitiba e Região Metropolitana, Litoral e Campos Gerais do Estado do Paraná.
O Rotary Club de Curitiba Guabirotuba do Distrito 4730, em sua reunião ordinária de número 28 da gestão 2020-2021, na data de 19/01/2021, por meio da plataforma gotomeet.me/rotary4730, deu início ao Projeto Auto Apresentação dos Associados que tem por objetivo divulgar as competências, potencialidades e experiências dos associados junto ao nosso Clube e organização.
Como primeira participante do Projeto, o Clube contou com a associada Lilian Izabel Cubas que discorreu sobre sua família, vida profissional e suas experiências mais relevantes no Rotary e no Rotary Club Guabirotuba.
Lilian Izabel Cubas
Nascimento 14 de setembro, na cidade de Canoinhas, SC.
Filiação: Zulei Vilmar Cubas, meu Pai, incansável trabalhador, homem otimista, infelizmente desencarnou há 42 anos e Nair de Souza Cubas, minha Mãe, amiga e parceira de vida, dentre muitas qualidades é uma excelente Artista plástica. Dos meus Pais recebi de presente três Irmãos, Miriam de Fátima Cubas Brand (enfermeira), Zalmir Silvino Cubas (veterinário), Zalmem Fauri Cubas (empresário de logística), cinco Sobrinhos, Vinícius, André, Fauri, Fauze e Eric e quatro Sobrinhas, Paula, Rafaela, Isabela e Manuela e ainda uma Sobrinha neta, Elisa.
Classificação em Rotary: Advocacia.
Vida Profissional:
Atualmente aposentada. Comecei a trabalhar com 16 anos como desenhista/projetista na empresa Proensi - Projeto e Engenharia de Sistemas, onde executava o desenvolvimento de projetos hidráulicos, elétricos e cálculo estrutural. Pelo período de aproximadamente seis meses, através de um contrato entre a Proensi e Copel, atuei como chefe de equipe de projeto para a elaboração do Manual de Instruções Técnicas da Copel.
Após fui para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Estado do Paraná-SEDU e Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba-COMEC, iniciando na função de desenhista e após para a função de Assessoria Jurídica. Exerci a atividade de Presidente da Comissão Permanente de Licitação na SEDU em 1990 e na COMEC no período de 1991 a 1993. Nessas Entidades tive a oportunidade de participar no desenvolvimento de vários projetos, tais como: - Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Curitiba; - Processo Legislativo da legislação de Parcelamento do Solo Urbano e anteprojeto da Lei de Desenvolvimento Urbano;
- Estudos e encaminhamento de proposta para o Anteprojeto da Constituição de 1988 apresentado pela Comissão de Sistematização voltado aos aspectos de Desenvolvimento Urbano; - Legislação de Uso do Solo para os Municípios integrantes da Região Metropolitana de Curitiba; - Elaboração do Manual de Orientação para licitações pata o Programa de Investimentos para a Região Metropolitana de Curitiba;
- Elaboração de diversos Planos na área de Planejamento e Coordenação, tais como: Plano Diretor de Manejo Florestal e Plano Diretor da Bacia do Passaúna;
- Programa de Saneamento Ambiental do Paraná- PROSAM, na qualidade de responsável jurídica;
Exerci a função de responsável pelos processos licitatórios no âmbito de Projetos financiados pelo Banco Mundial e na elaboração de manuais e editais de licitação internacional para o Programa de Saneamento Ambiental-PROSAM. A par da participação nesses Programas, atuei nos processos referentes ao Transporte Metropolitano de Curitiba e outros.
Em 1994 fui admitida no Tribunal de Contas do Estado do Paraná, através de concurso público com a 14ª classificação no cargo de Assessora Jurídica. Iniciei o exercício de minhas funções na Diretora de Contas Municipal, elaborando pareceres, processos de impugnação e demais processos. Nesta Diretoria tive a oportunidade, por convite do Diretor e Presidente à época, de participar dos trabalhos desenvolvidos pela, então criada, Fundação Escola de Administração Publica Municipal do Paraná, atuando como palestrante no Curso de Licitações e Contratos, sob a exímia coordenação do nosso companheiro Francisco Borsari Neto. Na Fundação Escola, além dos trabalhos jurídicos da Diretoria, atuei pelo período de 1995 a 1997.
Após, exerci minhas atividades como Assessora Jurídica da Diretoria Geral e na Inspetoria de Controle Externo, onde tive a oportunidade de efetuar a fiscalização pelo período de cinco anos nas Universidades e Faculdades Estaduais e demais Entidades, tal como Paraná Previdência por três anos. Exerci a Presidência da Comissão Permanente de Licitação nos exercícios de 1996 a 1998.
Formação: - Diplomada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná;
- Curso de Especialização em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Santa Catarina;
- Aperfeiçoamento em Direito Administrativo e Direito Constitucional.
Realizei vários Cursos na área, e proferi palestras sobre licitações e contratos públicos na UFPR e em Seminários realizados nos Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Tenho Artigos publicados no Boletim de Direito Administrativo, Informativo de Licitações e Contratos, em alguns jornais e Revistas do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Diplomada pela Associação da Escola Superior de Guerra - ADESG e Autora do Livro Guia Prático de Procedimento Licitatório e Contratos.
Experiências mais relevantes no Rotary e no Rotary Club Guabirotuba:
A princípio tenho a dizer que todas as experiências e aprendizados no Rotary são para mim relevantes e de suma importância, contudo, posso citar duas experiências significativas: a primeira refere-se à participação, juntamente com todos os Associados do nosso Clube no Projeto Pedale Seguro, idealizado pela nossa saudosa amiga e Presidente Yeda. Creio que seu especial significado tem direta relação por ter sido o primeiro projeto do qual participei assim que ingressei no nosso Clube.
Naquele momento pude começar a entender o que o Rotary, em especial nosso Clube, significa na busca de soluções para problemas detectados junto à sociedade na qual estamos inseridos. A segunda, refere-se à nossa experiência atual, na qual descubro a cada novo projeto que o Rotary, o nosso Clube e os Companheiros Associados do Guabirotuba são incansáveis afastadores de pedras do caminho que nos cabe nesta jornada, porque os obstáculos são sempre solucionados com a intenção de seguir sempre em busca do bem comum. Assim, posso dizer que os maiores aprendizados que o Rotary e o nosso Rotary Clube me proporcionaram e proporcionam é a certeza de que pessoas unidas com o objetivo de servir podem modificar o mundo para um estágio sempre mais avançado. Desta forma, espero que meus conhecimentos, minha vontade de fazer parte de um grupo seleto em atitudes e ações e meu desejo de participação em causas justas e humanitárias possa contribuir no trabalho conjunto do nosso Rotary Clube.
Assim, concluindo minha apresentação pessoal e profissional posso dizer que sou muito grata ao nosso Clube por ter me aceitado, incentivado e dar-me constantemente oportunidade de servir, fui muito feliz na minha jornada profissional, aprendi, cresci, ensinei e sempre encarei os obstáculos como aprendizados, sou privilegiada por poder afirmar que tenho muitos e muitos Amigos, cada qual com um lugar muito especial em meu coração, fui, sou e serei sempre extremamente grata e feliz junto aos meus Familiares, que são meu alicerce, meus professores de vida e meus maiores amores.
Enfim, posso dizer que Deus, sempre presente, proporcionou e proporciona-me uma vida muito rica em experiências e emoções em todos os aspectos.
Gratidão é a palavra que sintetiza o que sinto sempre. Obrigada pela atenção.
Este evento faz parte do programa da Comissão de Administração do Club sob o comando dos associados Cesar Luiz dos Santos, Dirceu A. Andersen Junior e do nosso Presidente 2020-2021 Francisco Borsari Netto.
Rotary Club de Curitiba Guabirotuba
https://www.facebook.com/RotaryClubCuritibaGuabirotuba/ - (41) 99979-3573
Evento simboliza a preparação para o próximo ano rotário
Iniciando um novo período de muitos marcos rotários, a Assembleia Internacional de 2021 irá acontecer virtualmente, de 1º a 11 de fevereiro. Devido a pandemia e priorizando a saúde de todos os participantes, pela primeira vez nos últimos anos o evento não é realizado presencialmente nos Estados Unidos. A Assembleia Internacional é o momento em que governadores eleitos e rotaractianos selecionados se reúnem para discutir o impacto dos projetos rotários, recebem treinamentos de diversas áreas e conhecem o lema que irá guiar o novo ano rotário.
Confira mais detalhes em: Assembleia Internacional | Meu Rotary
Segundo a Governadora Eleita do Distrito 4730*, Mariane Ferreira, todos os governadores eleitos do Brasil estão animados e esperançosos, aguardando com expectativa o evento e a revelação do lema da gestão 2021-22. “Estamos vindo de um ano difícil, e esse nosso ano também não será muito diferente. Em termos rotários, acredito que a minha gestão vai ter como perfil o agregar, o acolher. O âmago do Rotary é o companheirismo e entendo que teremos que trabalhar muito acolhendo o rotariano, [especialmente] se houver o retorno das nossas reuniões presenciais. Por isso, acho que o nosso lema vem falar da humanidade, da união e da saúde”, relata Mariane.
Sobre a preparação e os planos distritais para a gestão 2021-22, a governadora eleita explica que o foco será em reconectar rotarianos à instituição e aumentar o engajamento da comunidade com as ações do Rotary. “Quero chamar a comunidade para a doação, para criar novas formas de arrecadação. Também pensamos em resgatar companheiros que conhecem e têm o perfil da nossa instituição, mas saíram por outras razões”, descreve.
"Tenho me sentido muito acolhida pelos rotarianos, cada vez que me reúno para discutir os planejamentos para o nosso ano rotário. Isso me deixa muito feliz, contando os dias para chegar o meu primeiro dia de governadoria. Gostaria de dizer à equipe 2021-22 e a todos os companheiros de Rotary: nossa hora vai chegar e nossa gestão vai começar em breve, no dia 1º de julho deste ano. Me aguardem!”
— Mensagem de Mariane Ferreira, Governadora Eleita do Distrito 4730 para a gestão 2021-22
———————
* Distrito 4730 é a área administrativa do Rotary International que compreende Curitiba, Região Metropolitana, Litoral e Campos Gerais do Paraná.
Instituição atua criando oportunidades para diversas gerações
Em janeiro, os clubes de Rotary no mundo todo voltam suas ações para a área de “Serviços Profissionais”. O tema é um dos princípios que guiam a instituição, incentivando todos os associados da família rotária a “trabalharem com integridade e a usarem seus talentos em prol da comunidade”. Por meio dos seus projetos e treinamentos, o Rotary forma novos líderes e possibilita que os associados compartilhem suas profissões, experiências e habilidades, além de conectar profissionais, empresários e comunidade em geral.
Dentro da instituição, todas as gerações podem desenvolver ou participar de ações relacionadas aos serviços profissionais. Rotariano e empresário, Raphael Traticoski foi o primeiro intercambista do programa Jovem Destaque em 2006, modalidade que seleciona jovens com bom desempenho escolar - que tenham estudado a vida toda em escola pública ou com bolsa integral - , perfil de liderança, engajamento com atividades de voluntariado e responsabilidade social, entre outras características, para fazer um intercâmbio patrocinado por um clube do Distrito 4730*. Na época com 16 anos, Raphael sentiu que a experiência transformou sua vida e o levou a novas conquistas, como trabalhar em uma multinacional e ganhar uma ampla “bagagem” de conhecimento, que o auxiliou na abertura de suas empresas. “Sempre tive o sonho de fazer o intercâmbio, mas sabia que pelas minhas condições familiares isso não era possível. [Conhecer] o Rotary abriu novas oportunidades, uma visão de mundo muito mais abrangente do que eu tinha antes”, relata Raphael Traticoski, atual coordenador do Projeto Jovem Destaque no Distrito 4730.
Desde o intercâmbio, Raphael começou a participar ativamente da instituição como rotaractiano e, em 2019, se tornando um associado do Rotary. Hoje com 31 anos, o empresário lembra como a mentoria recebida durante e após o retorno do Programa Jovem Destaque ajudou na sua formação profissional. “Como não havia pessoas formadas na minha família, era difícil conseguir referências profissionais dentro do ambiente familiar. Quando fiz o intercâmbio, conversei com muitos rotarianos sobre as possibilidades que poderia seguir e trabalhei com um rotariano ao retornar da viagem”, descreve.
Raphael Traticoski também explica que integrar o Rotary e atuar hoje na coordenação do projeto é uma forma de retribuir todas as oportunidades, aprendizados e auxílio que a instituição ofereceu no passado. Com a pandemia e os intercâmbios temporariamente congelados, Raphael está trabalhando com a mentoria dos jovens e em outras iniciativas para ajudar profissionais e empresas rotarianas a enfrentarem este período. “O Rotary tem um legado muito forte e importante, que é servir a comunidade. Eu aplico esse legado na minha vida, os valores rotários estão presentes nas minhas empresas, inclusive uma delas se tornou uma Empresa Cidadã, e acredito que consegui retribuir servindo a comunidade, procurando sempre servir em busca da paz mundial. Nossa geração é muito carente de referências, lideranças com bons princípios e o Rotary me ensinou como mudar isso, e é o que tento levar para a frente”, afirma.
Confira abaixo outras iniciativas do Distrito 4730 para ajudar a promover e incentivar os Serviços Profissionais:
Apoio à rotarianos
Em 2020, a pandemia provocada pela covid-19 afetou a vida de pessoas no mundo inteiro. Entre as ações de combate à doença, o Distrito 4730 também produziu iniciativas para auxiliar os associados a enfrentar as dificuldades deste período.
Um destes projetos - a “Vitrine Virtual Rotária” - conecta consumidores e donos de negócios associados ao Rotary. A iniciativa começou utilizando o Whatsapp como ferramenta para conectar os consumidores em busca de determinados produtos e serviços com rotarianos que tenham empresas neste setor. Agora, a Vitrine Virtual também possibilita que rotarianos “desapeguem” de itens — por meio de venda ou doação — e realizem indicações — por exemplo, um associado à procura de marcenaria pode receber indicações de serviços na área, mesmo que não seja realizado por aquele rotariano que está indicando. “A Vitrine Virtual tem como objetivo melhorar negócios entre rotarianos. O negócio faz parte do DNA do Rotary, está na nossa história desde que Paul Harris fundou o primeiro clube”, relata Laerzio Chiesorin.
Para participar ou conhecer a iniciativa, preencha o formulário neste link. Dúvidas podem ser encaminhadas para Mauro Augusto Aubrift de Lara, por meio do celular e Whatsapp (41) 98803-7610.
Leia também: Novos meios de viver o Rotary
O Distrito 4730 também reuniu uma equipe de voluntários para oferecer apoio contábil, legal e psicológico aos rotarianos. Organizada pela Comissão de Apoio a Rotarianos, a lista de profissionais pode ser acessada no site do Distrito (is.gd/Voluntarios4730) e irá permanecer ativa enquanto houver voluntários disponíveis. Todas as consultas acontecem por teleatendimento. “Os rotarianos que precisam do auxílio podem entrar diretamente em contato com o voluntário e combinar como vai funcionar. Estabelecemos esse processo para garantir a liberdade e privacidade dos associados”, descreve Vinicius Cabral e Silva, voluntário e coordenador da iniciativa.
Leia também: Cuidados com a saúde mental: como solicitar o auxílio da Comissão de Apoio a Rotarianos
Programas para formação de líderes e profissionais
O Rotary conta com diversas iniciativas que promovem a formação de líderes e oferecem oportunidades ligadas à área acadêmica e profissional. Entre essas ações, se destacam o programa “Bolsas Rotary Pela Paz” e o Intercâmbio Novas Gerações (NGSE).
O programa “Bolsas Rotary pela Paz” financia anualmente estudos em universidades parceiras e nos Centros Rotary Pela Paz em diversas partes do mundo. A bolsa de estudos tem o objetivo de capacitar promotores da paz por meio de treinamento acadêmico intensivo, aplicação prática do aprendizado e networking. Depois de concluir os estudos, os bolsistas estarão aptos a atuarem nas áreas de paz e resolução de conflitos em nível local e mundial. “[Esses intercâmbios] oferecem oportunidades para pessoas em formação de ampliarem não apenas sua experiência pessoal e conhecer novas culturas, como ampliar suas experiências profissionais e acadêmicas”, relata Anna Paula Jordão, responsável pelo programa “Bolsas Rotary Pela Paz” na Fundação Rotária do Distrito 4730.
Leia também: Intercâmbios do Rotary geram embaixadores pela paz
Anna Paula Jordão também já participou de um intercâmbio pelo Rotary, na modalidade Serviços às Novas Gerações (NGSE). Durante 30 dias, Jordão morou em uma cidade no interior da Alemanha, onde teve a oportunidade de conhecer a cultura local e participar de estágios relacionados a sua área de graduação, o curso de Direito. “Não teve nenhum tempo perdido. A organização das atividades otimizou o intercâmbio, de forma muito produtiva. Todas as semanas me direcionaram para um local específico de estágio, ganhei certificados e também tiveram passeios para conhecer outras cidades da região”, explica.
Criado em 2010, o Intercâmbio Novas Gerações é uma categoria destinada a jovens entre 19 a 30 anos e tem como meta ampliar a conscientização sobre assuntos internacionais, oportunizando a troca de experiências profissionais. A duração do intercâmbio pode variar: grupos ficam até quatro semanas no local de destino, enquanto intercambistas individuais permanecem entre 4 e 12 semanas. Nos últimos anos, o Distrito 4730 conquistou parcerias com diversos países: Alemanha, Canadá, Dinamarca, Egito, Estados Unidos, Holanda, Itália, México, Polônia, Rússia e Taiwan. Para Nárcia Cogo, Chair Distrital do NGSE, as oportunidades oferecidas pelo intercâmbio constituem uma vivência ímpar. “Já participaram estudantes de áreas como Medicina, Jornalismo, Engenharia, Direito, entre tantos cursos. E percebemos a importância dessa experiência, algo único e enriquecedor que eles vão levar ao longo de toda vida acadêmica deles”, conta.
Além do conhecimento e aprimoramento profissional, os jovens auxiliam na criação e expansão dos projetos na comunidade. “Vivenciar diferentes lugares e culturas, isso só vem a somar no aprendizado, ensina a valorizar a sua cultura e a do outro também. Cada dia, cada jovem é uma lição diferente”, comenta a chair. Nárcia também acrescenta que é fascinante e motivador trabalhar com os intercambistas desta modalidade. “Participar deste momento único na vida deles e o reconhecimento que isso proporciona, me deixa muito contente. Às vezes, temos grandes desafios para encontrar o país e área específica daquele intercâmbio, precisamos batalhar, unir forças e correr atrás para realizar os sonhos destes jovens”, afirma.
As inscrições para participar do Intercâmbio Novas Gerações** estão abertas, sem prazo para encerramento. Confira o edital em: Rotary divulga edital do intercâmbio Novas Gerações (NGSE)
Rotaract Club
Integrantes da família rotária, os Rotaract Clubs reúnem jovens a partir de 18 anos para compartilhar ideias, aprimorar habilidades de liderança e ajudar ao próximo. Os clubes administram suas operações, gerenciam seus fundos e planejam atividades e projetos alinhados a causas relevantes para a comunidade. Os Rotary Clubs patrocinadores oferecem orientação, apoio e trabalham em parceria com o Rotaract. “Estou na família rotária há 16 anos, e desse período já são dez anos de Rotaract. Me desenvolvi muito neste tempo e não consigo ver hoje como seria se eu não fizesse parte do Rotaract, vira uma paixão”, conta Henrique Carbonar, Representante Distrital 2020-21 de Rotaract.
Segundo o representante distrital, o Rotaract pode proporcionar o aprimoramento de habilidades profissionais, de liderança, trabalho comunitário, além de conectar os associados e gerar amizades. “No Rotaract, trabalhamos com projetos e cada pessoa em determinado momento assume funções e se torna responsável por uma iniciativa. [Pessoalmente,] essa experiência tornou mais fácil entrar em contato com as pessoas, conversar, trocar ideias. Meu círculo de amigos é formado por pessoas que conheci na família rotária, associados do meu clube ou, por exemplo, que conheci por meio de grupos, como o clube de rotaractianos formados em engenharia química”, explica.
Por meio das experiências como rotaractiano e agora como representante distrital, Henrique relata que fazer parte da instituição o ajudou a gerir e solucionar conflitos, adquirir maior responsabilidade na gestão de tempo e organização pessoal, aumentar o aprendizado sobre o Rotary e oferecer treinamentos nacional e internacionalmente. "Uma das principais mudanças que senti na minha vida foi aprender a falar em público. Hoje, eu faço mestrado, quero ser professor e a forma como consigo dar aula foi aprendizado do Rotaract, dos cursos de oratória que tivemos. Também aprendi muito com a criação de projetos: as análises, os erros e acertos. Esses resultados impactam também na minha vida profissional”, afirma.
Saiba mais sobre o Rotaract e encontre o clube mais próximo de você em: Rotaract Clubs | Rotary International
__________
* Distrito 4730 é a área administrativa do Rotary International que compreende Curitiba, Região Metropolitana, Litoral e Campos Gerais do Paraná.
** Devido a pandemia, as viagens de todas as modalidades de intercâmbio do Rotary estão temporariamente paralisadas.
O Rotary Club de Curitiba Guabirotuba do Distrito 4730, em sua reunião ordinária de número 27 da gestão 2020-2021, na data de 12/01/2021, por meio da plataforma Goto meeting contou com a participação Doutor Carlos Alberto Gasperin, que gentilmente aceitou nosso convite para nos falar sobre tema “Vacinas para a Covid são seguras? Quais virão ao Brasil e qual será a importância delas para o país vencer o Covid?”.
Formado em Medicina na UFPR em 1993; Especialização e Residência em Clínica Médica HC UFPR 1995; Mestrado em Cardiologia HC na UFPR 1998; Membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia; Membro da Sociedade Européia de Cardiologia.
O Doutor Gasperin saúda o presidente do Clube e parabeniza os associados pelos 50 Anos de bons serviços prestados à comunidade. Nesta apresentação o palestrante aborda dois quesitos relacionados às vacinas existentes no mercado para o combate ao Covid-19 com ênfase nos seguintes questionamentos: “As vacinas para o Covid são seguras? Quais virão para o Brasil e qual será a importância delas para o país vencer o Covid?”. Inicia descrevendo aos três tipos de vacinas que estão sendo produzidos no mundo com destaque a que utiliza o RNA do vírus, uma novidade no campo da medicina. Na sequência faz uma descrição do estágio em que se encontram as vacinas Moderna, BioNtech-Pfizer, Univ. of Oxford-AstraZeneca, Johnson & Johnson e Senofi-GlaxoSmithKline e apresenta quais as vacinas que potencialmente serão usadas no Brasil com destaque na BNT162b2 (mRNA, BioNTech RNA Pharmaceuticals e Pfizer): vacina RNA, conservada a -80 graus, aplicada via intramuscular, 2 doses; a AZD1222 (ChAdOx1 nCoV-19) (vettore vaccinale, University of Oxford e Astra Zeneca e IRBM): vetor viral, conservada em geladeira, via intramuscular, 2 doses; a Inactivated SARS-CoV-2 (vírus inattivato, Sinovac e Butantan Institute): Coronavac: necessita 2 doses, proteína viral; a Ad26. COV2. S (vettore vaccinale, Janssen Vaccines & Prevention (Johnson & Johnson) , vetor viral , 1 dose, via intramuscular; e a Sanofi-GSK (proteine ricombinanti, Sanofi Pasteur & Glaxo Smith Kline): proteína recombinante, a ser definido entre 1 a 2 doses, via intramuscular. Também em relação as vacinas Pfizer, Oxford, Coronovac, Johnson e GSK/Sanofi comenta aspectos relacionados aos seus países de origem, das Fases I, II e III com destaque aos números de pessoas que compõe as amostras consideradas, a eficácia relatada por meio das publicações científicas e suas aprovações junto as entidades mundiais como FDA, UK, EMA e Suíça. Finalizando sua apresentação comenta os principais sintomas comuns às vacinas como dor no local de aplicação, febrícula, dor muscular difusa, reações de gripes leves: coriza, espirro e tosse leve, com destaque que até a data de 11/01/2021 nos USA com 6 milhões de aplicações, na Inglaterra com 1,5 milhões de aplicações e na Itália com 650 mil aplicações foram constatadas zero mortes pela utilização de vacinas. Também discorre sobre as alternativas às vacinas: no caso de “Não quere vacinar” - sendo o único caminho a imunidade de rebanho, método que foi utilizado pela Inglaterra e Suécia. Nesta hipótese para atingir a imunidade de rebanho = 70% da população deve ter passado pelo vírus. População do Paraná = 11 milhões. Ou seja = 7,7 milhões, tem que se infectar para termos imunidade de rebanho, sendo que até hoje no Paraná temos 470.000 infectados. Um senso de anticorpos na Itália determinou em mais de 65.000 pessoas que para cada infectado, existam 6 assintomáticos. Ou seja, No Paraná é provável que 2.820.000 pessoas já passaram pelo vírus, assim para atingirmos a imunidade de rebanho no Paraná serão necessários cerca de 2,8 anos / e no Brasil 3,3 anos. Agradece a oportunidade de participar desta reunião e pela colhida do presidente e companheiros do Clube ficando a disposição para qualquer esclarecimento.
Tivemos o prazer de contar nesta reunião com as presenças da Sra. Maria Gorethi Lussoli membro da Equipe do Distrito 4730, os rotarianos Chain e Emílio do RC Ponta Grossa Sabará.
Este evento faz parte do programa da Comissão de Administração do Club sob o comando dos associados Cesar Luiz dos Santos, Dirceu A. Andersen Junior e do nosso Presidente 2020-2021 Francisco Borsari Netto.
Rotary Club de Curitiba Guabirotuba
https://www.facebook.com/RotaryClubCuritibaGuabirotuba/ - (41) 99979-3573
Projeto de finanças onde arrecadamos 1000 reais liquidos para o caixa do clube.
Todos os produtos da cesta foram doados por diversas empresas então não tivemos nenhum gasto.
Nós sorteamos uma cesta com varios produtos em uma rifa custando 5 reais o numero
O Unyclub utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa
Política de Privacidade
e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.