Conta Individual:
Atualização dos dados pessoais
Inscrição individual em eventos
Cadastro de acompanhantes
Pagamento de mensalidade
Consulta de atas do clube
Recuperação via quiz
A Governadora Distrital 2020-21, Anaides Pimentel da Silva Orth, anunciou hoje (05) a convocação para uma Assembleia Geral Extraordinária no dia 27 de fevereiro. A reunião será realizada na plataforma online GoToMeeting, começando com a 1ª convocação às 09:30 horas e a 2ª convocação com início às 10 horas. A Assembleia Geral deve deliberar sobre diversas pautas, incluindo redefinir o valor da contribuição per capita para o Fundo Distrital e aprovar a criação de um Fundo para Emergências.
Para garantir o direito de votar, os 78 Rotary Clubs do Distrito 4730 precisam estar em dia (parcelas vencidas) com suas obrigações com o Rotary International, Fundo Distrital e Revista Rotária. Essa verificação será concluída antes da abertura da 1ª convocação. Os clubes que não estiverem em dia, serão declarados impedidos de exercerem o voto até às 10 horas da manhã, segundo levantamentos a cargo do tesoureiro distrital, Carlos Deodoro Vilela da Silveira.
Mais informações estão disponíveis em: Edital de Convocação - Assembleia Geral Extraordinária.pdf
Mensagem para o mês de fevereiro da Governadora do Distrito 4730 do Rotary International, Anaides Pimentel da Silva Orth
Nosso trenzinho está entrando no território de fevereiro. Vem apitando de longe para alertar que traz algo importante em seu carregamento. Está repleto do Desejo de Paz. Este ano, o Trem de Fevereiro está chegando diferente: Não vem fantasiado para Carnaval mas, vem vestido de Esperança!
Em Rotary, fevereiro é o mês de buscar a Paz. É a nossa oportunidade máxima de trabalhar em prol da Prevenção e Resolução de Conflitos e, em nenhum momento, um tema foi tão apropriado para o momento em que vivemos. A chegada das vacinas nos diferentes cantos do planeta nos faz lembrar que o mundo é um só.
Humanidade também é uma só. A humanidade somos todos nós. E, todos nós queremos a Paz. A chegada das vacinas nos enche de esperança e alegria. Porém, pela própria natureza humana, imprime também, ansiedade e muitas vezes, disputas desnecessárias e conflituosas.
Esse é o momento em que o rotariano deve dedicar seu tempo e seu esforço, para alertar a todos que, não podemos sob hipótese alguma, soltar as nossas mãos. Juntos somos sempre mais fortes e, estamos todos de mãos dadas, buscando a Paz, trabalhando pelo bom entendimento e pela Resolução de Conflitos. É tempo de Esperança e também, tempo de Temperança.
Suba no trem. Vem logo! Não solte a mão e pule para dentro!
Vamos em direção aos nossos Clubes e em direção aos nossos amigos e familiares.
Você, sua família e seu Clube, podem fazer isso.
Vamos trabalhar pela Paz na Família e no Mundo.
Vamos Resolver os Conflitos que puderem ser resolvidos e fazer do mundo um lugar cada vez melhor.
Mensagem para o mês de fevereiro do Diretor de Rotary International 2019-21, Mário César Camargo
Depois de um ano aziago (recebi várias manifestações sobre a palavra na mensagem de Natal aos rotarianos enviada pelo WhatsApp), começamos 2021 como sempre: com ameaças e oportunidades. Logo no dia 6 de janeiro, uma manifestação em Washington por partidários do presidente Donald Trump ameaçou os limites da democracia americana, farol do Ocidente. Por outro lado, o da oportunidade, cresce a onda de imunização ao redor do mundo. O Brasil, retardatário, começou em janeiro a vacinação, um tema sobejamente dominado pelos rotarianos, experientes em campanhas contra a pólio.
Minha contribuição ao início deste ano: 12 dicas aos rotarianos do Brasil e da América do Sul para 2021. Desculpem-me antecipadamente os clichês, mas não há muito o que inventar para ser feliz.
Proteja-se. Use máscara, evite aglomerações desnecessárias, lave as mãos. Perdemos muitos líderes rotários em 2020. Os rotarianos são nosso maior patrimônio e sua saúde é nossa primeira prioridade.
Conecte-se. Não abandone seu clube, participe das reuniões virtuais. Relações entre rotarianos são duradouras, uma pandemia não vai seccionar nossos laços. Entenda que o Rotary não se limita ao seu clube, mas a 36 mil deles em todo o planeta.
Inspire. Rotarianos são modelos de comportamento, testados nos caminhos da vida, gente de resiliência. Nossas atitudes são observadas, somos um antídoto contra a onda de pessimismo que grassa no mundo.
Desafie. Rotarianos são timoneiros que dirigem a embarcação em águas revoltas e alcançam o porto. Como disse Nietzsche, desafios não nos matam: eles nos fortalecem. Aproveitem a oportunidade para descobrir seus novos talentos.
Abra oportunidades. Somos gente que pensa fora da caixa, que cria e inventa soluções para problemas e não fica chorando sobre eles. Diante da adversidade, crie novas formas de captação de fundos, de associados, de conexão (agora virtual).
Viaje pelo mundo. Nunca tivemos tantas opções de reuniões virtuais e de desenvolvimento de relações para quando o planeta voltar ao presencial. Disponibilize-se para participar de reuniões ao redor do globo: essas amizades valerão muito no fim de 2021.
Aprenda novas culturas, rotárias ou gerais. Eu, por exemplo, estou aprendendo italiano, língua de minha avó. Use seu tempo para ler mais, conhecer mais, aprender mais. Tanto de cultura quanto do Rotary, que tem uma história rica de personagens inspiradores e feitos positivos para a humanidade.
Sirva. Nosso lema mais sintético, poderoso e influenciador é Service Above Self.Tudo o mais no Rotary deriva dele, pois o altruísmo é a raiz de nossa organização. Não recuse chances de servir, de deixar um legado para outrem, de sair de sua pequenez individual. Não pense somente no que está deixando para os outros, mas “nos” outros.
Discipline-se. Sem o controle do espaço físico por outrem, seu trabalho agora é autodisciplina. Fixe metas pessoais, profissionais, rotárias, educacionais e trabalhe com persistência. “A prática faz a perfeição”. Um pouco de qualquer atividade, diariamente, produz resultados de campeões.
Reinvente-se. Que outra oportunidade teremos de testar novos caminhos, de sair do trilho já percorrido, de refletir (tempo bastante há) sobre nossa trajetória e questionar dogmas calcificados? O compasso de mudança foi exponencializado pela pandemia. Você vai surfar na onda ou ser afogado por ela?
Valorize o que é seu. Uma lição clara da pandemia é que corremos muito o tempo todo por coisas que nem sempre merecem nosso esforço. Família, amigos, um dote culinário, um talento esquecido ou o programa de exercícios há muito abandonado subitamente adquirem relevância primordial. E, por último, o mais importante:
Vacine-se. Lição da pandemia: ainda que a ciência abrigue controvérsias, ela é o único caminho lógico para a sobrevivência humana. O Rotary conhece o poder das vacinas, afinal salvamos 16 milhões de crianças da morte ou da deficiência desde 1985 por meio da imunização contra a poliomielite.
Uma das famosas e infames leis de Murphy é “não há nada ruim que não possa piorar”. Se 2020 foi um ano ruim, 2021 está em nossas mãos para melhorar. Modestamente, essas 12 dicas são minha contribuição para um ano mais iluminado, solidário e produtivo.
Mensagem para o mês de fevereiro do Presidente de Rotary International 2020-21, Holger Knaack
Fevereiro, além de ser o mês do aniversário do Rotary (no dia 23), é também dedicado à promoção da paz. E há uma razão para isso: contribuir à paz e à compreensão mundial tem sido uma grande prioridade para nós desde o início.
As pessoas sempre perguntam: "Como podemos nos envolver na área da paz?" No Rotary, há muitas maneiras de fazermos isso. Nossos programas para jovens nos guiam na direção da paz positiva, assim como o trabalho das Comissões Interpaíses e do Grupo Rotary em Ação pela Paz.
Outra opção é a Rotarian Peace Projects Incubator, uma colaboração inspiradora entre rotarianos, rotaractianos e ex-bolsistas dos Centros Rotary. Liderada por rotarianos da Suíça e Liechtenstein, o grupo concebeu 48 projetos que qualquer clube pode apoiar, seja diretamente ou através de Subsídios Globais da Fundação Rotária. Nino Lotishvili e Matthew Johnsen, que estudaram no Centro Rotary pela Paz da Chulalongkorn University, em Bangcoc, Tailândia, são dois dos muitos voluntários.
Durante minha jornada como Bolsista Rotary pela Paz, aprendi como a resiliência pessoal ajuda a construir a paz interior e a criar uma paz exterior sustentável. Esta foi a inspiração por trás do projeto Women Peace Ambassadors for the South Caucasus, que é baseado na minha pesquisa de campo na Geórgia. A equipe do Peace Projects Incubator reconheceu que mulheres de famílias de etnias mistas que vivem em áreas fronteiriças têm o grande potencial de serem modelos de paz dentro e fora de suas comunidades. Através de workshops sobre construção da paz interior e exterior por meio de storytelling, 40 participantes compartilharão suas histórias, que alcançarão cerca de 400 pessoas (parentes e membros da comunidade). Estas mulheres inspiradoras, mas marginalizadas, recuperarão sua força interior como construtoras da paz no âmbito local. Desta forma, daremos um passo em direção à sociedade sustentável e pacífica de que tanto precisamos – não apenas na nossa região, mas em todo o mundo. — Nino Lotishvili
Fiquei entusiasmado em participar do projeto Peace Projects Incubator e em estreitar ainda mais meus laços com a comunidade pró-paz do Rotary, trabalhando com ex e atuais bolsistas para desenvolver essas ideias. Minha equipe redigiu cinco propostas – três em Bangladesh, uma no Iraque e uma na Polônia – que se baseiam no uso da arte e da educação para criar um diálogo entre pessoas de diferentes religiões e evitar a radicalização dos jovens. Eu me inspirei em como nos reunimos por meio tecnológicos, apesar da pandemia, visando desenvolver, testar e fortalecer ideias e gerar soluções viáveis que clubes do mundo inteiro possam apoiar para promover a paz. Estou entusiasmado em trabalhar com a comunidade pró-paz do Rotary para transformar essas ideias em realidade. — Matthew Johnsen
Essa é mais uma prova de que, no Rotary, preferimos ações a palavras. Isso é o que fazemos de melhor. Recomendo que acesse rppi.ch para explorar e apoiar os projetos.
Nós perduramos por 116 anos graças à nossa forte ética, dedicação em Dar de Si Antes de Pensar em Si e abordagem única para solucionar problemas. Um dos pontos fortes da nossa organização é sua capacidade de mobilizar comunidades, superando todas as divisões nacionais, étnicas, religiosas e políticas, e unir as pessoas com o objetivo de ajudar o próximo. Neste mês, vamos celebrar nossa história e as diversas maneiras pelas quais O Rotary Abre Oportunidades para promover a compreensão mundial, a boa vontade e a paz – nossa maior missão.
Mensagem para o mês de janeiro do Presidente de Rotary International 2021-22, Shekhar Mehta
Um dos princípios fundamentais do Rotary era o de usar a sua profissão — seja como médico, advogado, engenheiro etc. — para fazer o bem no mundo. Ao lutarmos para vencer a pandemia e nos recuperar de seus efeitos, esse conceito torna-se vital e pode ser colocado em prática por meio de treinamentos para aqueles que perderam seus empregos. Pensando nisso, o Rotary E-club de Tamar Hong Kong organizou seminários para jovens, visando prepará-los para as mudanças no mercado de trabalho.
Esse tipo de treinamento deveria acontecer em grande escala. Afinal, a ONU estima que mais de 200 milhões de pessoas do mundo serão afetadas pelo desemprego em 2022. E é provável que mulheres e jovens sejam afetados em níveis desproporcionais.
Por isso, dei ênfase especial neste ano a projetos para o empoderamento de meninas – e fiquei encantado ao ver alguns deles na prática. O acesso à educação e o caminho para um emprego digno podem ser bloqueados pela falta de infraestrutura hídrica e saneamento.
Um projeto em Pune, na Índia, fornece a meninas e mulheres absorventes higiênicos acessíveis e reutilizáveis. Além de gerar emprego com a produção e distribuição dos produtos, a iniciativa reduzirá a poluição causada pelo descarte anual de 12,3 bilhões de absorventes no país, muitos dos quais acabam em aterros sanitários.
Em outros casos, nossos associados usaram os Serviços Profissionais para promover o empoderamento de mulheres. O Rotary Club de Poona, também na Índia, realizou workshops para ensinar artes marciais a mulheres jovens. Assim, elas podem usar técnicas de defesa pessoal em casos de ameaça de abuso ou tráfico humano.
Eu também tive a sorte de usar minha profissão para fazer o bem por meio do Rotary. O tsunami no Oceano Índico, em 2004, devastou as ilhas Andaman e Nicobar, que fazem parte do meu distrito. Milhares de casas foram destruídas, e muitas áreas ficaram sem eletricidade e água corrente. Na minha visita à ilha de Little Andaman, o construtor que habita em mim imediatamente quis proporcionar moradia para os sem-teto. Decidimos construir 500 casas em Little Andaman.
Na última das minhas sete viagens à ilha, vi algo brilhando lá embaixo quando meu helicóptero estava prestes a pousar. Percebi que o que eu estava vendo eram os telhados das novas casas. Fiquei muito feliz com a visão, mas logo um pensamento tomou conta de mim. Como construtor, já havia feito muitos edifícios bonitos. Aquelas 500 casas eram as moradias mais comuns que eu já havia construído, e estavam em um lugar que provavelmente nunca mais visitaria, para pessoas que jamais encontraria novamente. No entanto, a satisfação que eu tive de entregar aquelas casas foi maior do que a de terminar qualquer outra coisa que eu havia construído anteriormente. Isso aconteceu, provavelmente, porque era a primeira vez que eu estava usando a minha profissão com o objetivo de Servir para Transformar Vidas.
Vocês também podem ter tido a oportunidade de usar a sua profissão ao Servir para Transformar Vidas. E eu adoraria conhecer essas histórias de Serviços Profissionais. Quero encerrar parabenizando todos os clubes que se envolveram com a iniciativa Cada Um Traz Um, que incentiva todo associado a apresentar uma pessoa ao Rotary. Com o aumento do quadro associativo, damos a pessoas de todos os segmentos da sociedade a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos e habilidades em serviços transformadores.
Campanha natalina anual destina fundos para projetos humanitários e educacionais
Natal no Rotary também é tempo de solidariedade e servir à comunidade. Em 2020, o projeto Panettones Solidários vendeu mais de 60 mil unidades, com o objetivo de arrecadar recursos para projetos humanitários e educacionais. Os panetones continuam disponíveis para compra no site panetonesolidario.com.br, até o esgotamento de todas as caixas da campanha 2020-21.
Leia também: Festiva de Natal promove online felicidade, compaixão e a magia natalina
Criado em 2017, o projeto Panettones Solidários tem se expandido nos últimos anos. A campanha natalina de 2020-21 começou em novembro, com a produção de 70 mil unidades de panetones. Até janeiro, foram vendidas 63 mil unidades, resultando na arrecadação de 573 mil reais no total. Deste valor, todo o lucro será destinado a projetos humanitários, sendo aproximadamente 200 mil reais para a Fundação Rotária* e outros 120 mil reais para clubes de Rotary do Distrito 4730** - de acordo com as vendas realizadas por cada clube.
Leia também: Natal Solidário: Rotary distribui doações entre famílias da ocupação Nova Guaporé
Os Panettones Solidários são produzidos com Massa Festtone de Receita Tradicional Italiana e Fermentação Natural e duas opções de sabores - frutas cristalizadas com uvas passas ou gotas sabor chocolate. A Siena Alimentos é a fabricante dos panetones, considerada uma das maiores indústrias deste produto no estado do Paraná. Clubes, associados e inclusive a comunidade podem comprar os panetones através do site panetonesolidario.com.br, até o esgotamento das caixas produzidas para a campanha 2020-21. No momento, restam disponíveis 7 mil unidades de panetones. Entregas em Curitiba e região metropolitana acontecem por meio de transportadora em até 5 dias após compensação do boleto e foram estabelecidos centros de distribuição em: São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Rio Negro e Matinhos.
Leia também: Fundação Rotária: o braço que move os projetos do Rotary
________________
* A Fundação Rotária (TRF) é o braço filantrópico do Rotary, criado para fins humanitários e educacionais, que lidera esforços de acabar com a pólio e promover a paz. Rotarianos e amigos do Rotary apoiam o trabalho da Fundação através de contribuições voluntárias. A Fundação trabalha para acabar com a pólio, financia projetos através de subsídios e assume outras iniciativas globais.
** O Distrito 4730 é composto pela região de Curitiba e Região Metropolitana, Litoral e Campos Gerais do Estado do Paraná.
O Unyclub utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa
Política de Privacidade
e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.