Todas as Publicações dos Clubes

Água como recurso fundamental no combate do Covid-19

Em tempos de coronavírus a higienização das mãos com água e sabão é fundamental. No entanto, estamos em um cenário de escassez hídrica, em que a falta de chuvas prejudica a acumulação de água nos reservatórios de abastecimento. Para não corrermos o risco de ficar sem água é necessário ter uma caixa de água que possa garantir o abastecimento durante o rodízio - medida necessária para que a água escassa reservada chegue ao maior número de residências.   Mas, principalmente, é necessário fazer uso consciente da água, dando preferência para a higienização pessoal e alimentação, evitando a lavagem de carros e calçadas, rega de jardins e outros usos que possam ser adiados. Além disso, é importante fechar a torneira enquanto estiver lavando as mãos com água e sabão.     Cuidado da com a água não é de agora Historicamente, o saneamento vem sendo a maior arma da saúde pública perante as grandes epidemias. As civilizações antigas desenvolveram as primeiras técnicas de irrigação e canalizações superficiais e subterrâneas visando a utilização da água e o afastamento de dejetos. Já a Idade Média foi um período sem avanços na área do saneamento, o que contribuiu para a proliferação em massa de doenças de veiculação hídrica e por falta de higiene, como a peste negra.     No século XIX, surtos de cólera e febre tifoide impulsionaram estudos para comprovar cientificamente a eficácia do saneamento no decréscimo de mortalidade devido a doenças. No século XX, surgiu a medicina preventiva e a difusão da vacinação. No Brasil, a lei da vacinação obrigatória causou a Revolta da Vacina, mas as epidemias de varíola, poliomielite e meningite aos poucos conscientizaram a população sobre a importância da vacinação.    Os anos de 1981 a 1990 marcaram a Década Internacional da Água Potável e do Saneamento, declarada pela Organização das Nações Unidas. Estima-se que mais de um bilhão de pessoas ganharam acesso à água potável neste período. A Assembléia Geral das Nações Unidas proclamou a década 2018-2028 como a Década Internacional para Ação: Água para o Desenvolvimento Sustentável, como meio de atingir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos.    Sobre a autora: Neile Cristina Andraos é Engenheira Civil. Possui Mestrado em Construção Civil, MBA em Administração Pública e Gestão de Cidades e Especialização em Saneamento Ambiental. É engenheira da Companhia de Saneamento do Paraná e membro do Rotary Satélite de Curitiba Norte Inspiração.  Neile foi Rotaractiana de 2012 a 2015, Integrante da equipe de imagem pública distrital 2013-2014, Diretora de Serviços Profissionais Rotaract de Curitiba Norte 2012-13 e 2013-14 e Presidente Rotaract de Curitiba Norte 2014-15.    

por

Reunião conjunta com o Rotary Club de Telêmaco Borba

com o Rotary Club de Telemaco Borba do dia 07/05/20 Neste dia 07/05  o Rotary Club de Ponta Grossa Campos Gerais teve a grata satisfação de realizar sua reunião virtual conjuntamente com os companheiros do Rotary Club de Telêmaco Borba realizada via Go  Meeting  - https://meet.google.com/ttn-ancb-vae.  Além dos companheiros do Club  e as convidados Eliane Godoy e  Jocemara Gomes (futuras companheiras a serem empossadas) participaram representando o Rotary Club de Telemaco Borba os companheiros Nestor Roberto Pechnicki, Adival Rodrigues de Jesus, Zeno Guralh e Alice Ramos. Durante a reunião puderam falar de suas ativiades, presenciar a condução dos trabalhos RCPG Campos Gerais e trocar ideias neste momento em que estamos podendo ampliar nossas fronteiras, acolhendo companheiros  que compartilham conosco virtualmente de nossas vivências rotarianas.  Agradecemos a participação de todos e temos certeza que teremos outras oportunidades.   

por

ENTREGA DE 3 MÁQUINAS AO LAR NOSSA SENHORA DA ANUNCIAÇÃO - SUBSIDIO DISTRITAL

No dia 07 de Maio foi feita a entrega de 3 (treis) máquinas de lavar ao Lar Nossa Senhora da Anunciação Prof. Georgete, resultante do Projeto de Subsídio Distrital, entidade que atende hoje 15 internos e que muita precisava destas máquinas  para equipar a sua lavanderia. Esteve presente na entrega o Presidente do Rotary Club de Rio Negro Fabrício Spolti, companheiros Maurício e Gustavo, além do Presidente do Lar Luis Nascimento.  

por

RCC GUABIROTUBA - Rotary Contra a COVID-19

Na data de 30 de abril e 04 de maio, no programa Pessoas em Ação do Rotary Contra a Covid-19, foram entregues 1000 máscaras de proteção ao Comando da Polícia Militar do Paraná.  Em parceria com a Toledo e Toledo Advogados Associados, Lojas Maçônicas Cavaleiros de Aço e o Rotary Club de Curitiba Guabirotua também foi possível a doação de máscaras de tecido reutilizável ao BPRV, ao 12º Batalhão, a Assessoria do TRE, ao COPOM e comando Geral. O objetivo da ação foi “Ajudar na proteção de quem trabalha nos Protegendo Sempre”, como afirmou nosso parceiro Marcos Toledo que foi acompanhado para a entrega das doações pelos companheiros Juarez Fernando Gaziri e Laerzio Chiesorin Junior.

por

RCC GUABIROTUBA – NOVAS ADMISSÕES DE ASSOCIADOS

Em reunião virtual realizada na terça-feira (05) de maio de 2020, o Rotary Club de Curitiba Guabirotuba promoveu a admissão de dois novos associados. Foi admitido o ex-companheiro do Clube, o Senhor João Carlos Roso que atua na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, ocupando a categoria de associado representativo e a classificação de Magistério – Ensino Superior, sendo seu padrinho o companheiro Luis Carlos Beraldi Loyola. Também nesta data, foi admitida a Senhorita Célia Regina Bim, filha do nosso estimado associado Eugênio Bim que passa a ocupar a categoria de associada representativa e a classificação de Arquitetura e Urbanismo. Diante da suspensão de nossas reuniões presenciais o Conselho Diretor, assim que possível, marcará uma data para a Reunião Festiva, com a presença dos familiares dos novos associados, convidados e a família rotária do RCC Guabirotuba para as apresentações, formalidades e confraternização que este evento requer. As admissões foram cadastradas nos sistemas My Rotary de Rotary International e no UnyClub do Distrito 4730, com data de admissão de 05/05/2020 sendo que os números de identificação dos associados em Rotary International são 5826604 para o companheiro Roso e 10858554 para a companheira Célia Bim.  Segundo o Presidente do Rotary Club de Curitiba Guabirotuba, com estas admissões de novos companheiros, o clube segue no objetivo de cumprir suas metas junto à governadoria do Distrito 4730, lembrando aos associados que neste ano em que nosso Clube comemora 50 anos de fundação é obrigação de todos manterem nosso quadro associativo reforçado para nosso objetivo maior de servir à humanidade.

por

Localizar site dos clubes